Pequenas e Médias Empresas (PME) nacionais estão a ser mobilizadas a participar numa competição denominada Future Agro Challenge (FAG), o equivalente a Desafio Agrário do Futuro, que lhes vai habilitar beneficiar de financiamento e de assistência técnica para ganharem musculatura para exportar.

É o terceiro evento do género que é realizado no país e que já levou empresas nacionais a participarem em fóruns internacionais sobre agro-negócios e ainda a exportarem produtos nacionais para o exigente mercado europeu, tornando-se importantes referências sobre inovação na cadeia de valor e em matérias ligadas à segurança alimentar.

Conforme explicações dadas por Elena Vali, sócia-gerente do Moz Innovation Lab (Laboratório de inovação de Moçambique), entidade que co-organiza a competição com o projecto AgriMag, entre outras entidades públicas e privadas, o FAG faz parte de uma plataforma global que tem a finalidade de promover a inovação entre as PME envolvidas no agro-negócio.

Para o efeito, estas instituições organizam programas de formação em todas as províncias de onde seleccionam os melhores actores do sector agro-alimentar que vão participar numa conferência nacional a ter lugar no dia sete (7) de Novembro em Maputo.

É nesta conferência onde um júri elege a empresa, mulher, jovem, entre outros que devem participar no evento global que vai acontecer na Grécia. Procuramos alavancar os inovadores que existem no país e oferecer-lhes oportunidades de crescimento através de ligações com o mercado interno e externo, e do acesso ao financiamento”, disse.

Elena Vali sublinha também que os organizadores verificam o nível de desenvolvimento das empresas candidatas e suas necessidades para que o programa de formação seja ajustado à medida de cada uma delas. “A nossa meta é ter 15 empresas de cada província que sejam capazes de capitalizar o seu potencial”.

Apurámos que tal programa de formação tem o foco no produto, potencial e plano de crescimento e de negócio da empresa, acesso ao mercado, disponibilidade de fundo para a materialização do plano, entre outras matérias afins que devem ser do domínio dos candidatos. Leia mais...

Texto de Jorge Rungo

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 909 visitante(s) ligado(s) ao Jornal