Em livro lançado recentemente e intitulado “Economia moçambicana numa encruzilhada? Políticas Económicas, Bolsa de Valores e Desenvolvimento Territorial”, Salim Valá, actual Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), defende que o país está a viver momentos particularmente difíceis, mas nem por isso está num beco sem saída.

Operadores turísticos e pescadores dos distritos de Vilankulo e Inhassoro, na província de Inhambane, opõem-se à realização de pesquisas de hidrocarbonetos no arquipélago de Bazaruto, na região Norte, nomeadamente com intuito de confirmar a extensão dos jazigos de gás natural e ocorrência de petróleo.

O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas IPEME está a viabilizar um mecanismo denominado PME-Exporte através do qual Pequenas e Médias Empresas (PME) poderão comercializar os seus produtos em países como África Austral, Estados Unidos de América, Europa, Ásia, entre outros.

Uma cooperativa de agroprocessamento denominada Kuvanga, da província de Inhambane, recebeu um financiamento de cerca de seis milhões de meticais em 2016 para construção de uma unidade de processamento de fruta e já avança à conquista do mercado europeu. O primeiro entreposto é a Itállia.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 63,6 64,83
ZAR 4,56 4,65
EUR 71,57 72,96

11.04.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 806 visitante(s) ligado(s) ao Jornal