Decorre desde sexta-feira, 7 de Dezembro, até dia 18, terça-feira, o Torneio da Liga 2012, que substitui o Campeonato Nacional DE Basquetebol sénior masculino,

prova inviabilizada por falta de patrocinadores, conforme conclusão chegada na última Assembleia-geral extraordinária da Liga Nacional de Basquetebol . 

Participam neste mini e curto Campeonato Nacional as equipas do Maxaquene, Desportivo de Maputo, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Maputo, Costa do Sol, que foram as cinco melhores classificadas do “Nacional” de 2010, mais três convidadas, nomeadamente Soprotecção de Quelimane, Matolinhas e Universidade Pedagógica de Maputo.

Cada membro da liga, participante neste mini e curto campeonato nacional sénior masculinos de basquetebol, teve que pagar uma taxa de dez mil meticais, enquanto cada convidado pagou quinze mil meticais, para além de apresentação dos cartões de jogadores devidamente emitidos pelas associações provinciais e de seguro desportivo.

O torneio realiza-se em uma volta, no sistema de todos contra todos. As quatro melhores classificadas realizarão jogos das meias-finais, nos quais serão apuradas as duas equipas que disputarão a final do dia 18 de Dezembro, servindo as restantes partidas para o ordenamento classificativo.

Com este torneio se procurou tapar o mau relacionamento entre a Federação Moçambicana de Basquetebol e a Liga Nacional de Basquetebol, resultante da disputa pela organização do Campeonato Nacional.

Em Comunicado da Liga se diz que “por motivos de falta de patrocinadores” o Campeonato Nacional não se pode realizar em moldes e figurino usuais, sem que se diga porque o patrocinador que incentivou a criação da Liga Nacional de Basquetebol, a Vodacom, se afastou, nem se houve ou não trabalho para trazer novo sponsor.

E fica por saber se valerá apena continuar-se a falar de Liga Nacional, se como tal praticamente deixou de existir. Na verdade, um campeonato deste género em nada dignifica o basquetebol nacional, teoricamente a segunda maior modalidade do país.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,11 62,29
ZAR 4,16 4,24
EUR 67,19 68,49

12.09.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 310 visitante(s) ligado(s) ao Jornal