Passa a Palavra, radionovela que tem a fictícia Ilonga, vila sede do Distrito de Maluta, na Província de Malana, como palco, está já no ar desde a última terça feira.  “Passa a Palavra” insere-se no “Programa de prevenção de HIV no local de trabalho no sector da educação” da Cooperação Alemã – GIZ, em colaboração com o MINEDH, que, desde 2013 tem vindo a capacitar pontos focais aos níveis nacional, provincial e distrital em questões de prevenção e tratamento de HIV, uso de preservativo, vida positiva, doenças oportunistas, infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças crónicas como malária, tuberculose, diabetes e hipertensão. A Cooperação Alemã pretende, assim, apoiar a implementação do programa de HIV no local de trabalho, do MINEDH, incrementando a sua eficácia.

Perante o cenário da escola e do bairro central de Ilonga, a história tem como objectivo levar a que professores, alunos, famílias e comunidades em geral reflictam e comuniquem mais abertamente sobre HIV e SIDA assim como outras doenças crónicas, promovendo a tolerância e a solidariedade.

Servindo de inspiração para a mudança de atitude no que respeita acomportamentos de risco e promovendo a importância da testagem e do tratamento de HIV, oprograma de dez episódios deverá contribuir para a subida do nível de educação sobre saúde sexual e reprodutiva junto do principal público-alvo (os professores) e também entre os grupos sociais em que estes se movimentam – desde o ambiente nas escolas (e a sua interacção com colegas e alunos) às suas famílias, comunidades e outros meios sociais.

“Passa a Palavra” será transmitida ao longo de dez semanas a partir da próxima terça-feira (28.02.) através da Antena Nacional da Rádio Moçambique. O horário de transmissão será às terças-feiras, pelas 16:10 horas, com repetição aos domingos, pelas 14:10 horas.

 

 

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 549 visitante(s) ligado(s) ao Jornal