A aldeia de Nwadjahane, localizada no distrito de Manjacaze, província de Gaza, acolhe no próximo dia 20 de junho corrente, a Primeira Edição do Festival Xingomana sob o lema “Celebrando Eduardo Mondlane”.

A envolver grupos que praticam a dança tradicional Xingomana oriundos de todos os distritos da província de Gaza, o festival irá premiar os melhores conjuntos dado que se assume como uma plataforma de competição entre os envolvidos. Este projecto celebra a vida e obra de Eduardo Mondlane daí a escolha da terra natal do Arquiteto da Unidade Nacional para a sua realização.

A iniciativa, segundo os seus mentores, visa por outro lado, candidatar a expressão Xingomana na Lista Mundial do Património Cultural da UNESCO, integrar os conteúdos sobre esta dança no curriculum local que por sua vez deverá estimular palestras, debates e concursos nas escolas locais aumentando mais, não só o conhecimento, a viabilidade e informação sobre a cultura de Xingomana e vida de Eduardo Mondlane, a nível nacional, regional e internacional mas também perpetuar, promover e garantir a salvaguarda desta tradição.

O Festival Xingomana vai demonstrar a ligação intrínseca entre cultura e turismo provando que cultura é veículo de desenvolvimento social, cultural e económico. Mwadjahane ficará como referência de turismo cultural da comunidade, tendo como suporte a vida e obra de Eduardo Mondlane, perpetuando assim os ideais de Eduardo Mondlane, contribuindo para a melhoria das condições de vida das comunidades de Nwadjahane que terão oportunidades de negócios na região.

Organizado pela Nkateko Produções e N’Tchaila Produções, este evento conta com o patrocínio do Moza Banco, Banco de Moçambique, Águas da Namaacha, Tropigália e Pro-Data. Parceiros institucionais: Ministério da Cultura e Turismo, ARPAC, UNESCO, Festival Canda, Casa da Cultura de Gaza, Associação de Empoderamento da Mulher Hikone, Direcção Provincial de Educação e Cultura de Gaza, Instituto Superior de Artes e Cultura, Fundação Eduardo Mondlane, Fundação Casa da Aguia.

 

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 541 visitante(s) ligado(s) ao Jornal