“Dos fracos não reza a história” é uma frase batida pelo tempo, mas, quando o assunto é falar de Romualdo Lodino do Carmo Johnam, faz todo o sentido. Oriundo da Beira, de família modesta, cedo soube o que queria ser na vida… desde logo percebeu que, se queria alcançar grandes coisas, devia apostar na formação técnico-profissional.

Por isso, decidiu, contra tudo e todos, incluindo familiares e amigos, arrumar as malas e vir para Maputo, onde se formou no Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) em Relações Internacionais e Diplomacia (2002).

Ele, que começou a estudar na Beira, fez o ensino secundário na Escola Industrial e Comercial Freire de Andrade, onde cursou Contabilidade; aos 20 anos, por imperativos vários, começou a trabalhar na Steia como gestor de crédito.

Mas desde pequeno que tinha tendência para cantar ‒ isso contado pelos pais ‒, mas também influenciado pelos familiares que andavam já na música; o avô tocava mbira, o pai violão e um tio saxofone. Também ouvia-se, na sua casa, música romântica, jazz e blues.  Leia mais...

Texto de Belmiro Adamugy 

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 481 visitante(s) ligado(s) ao Jornal