José Manuel Luís (Jomalu), músico, e Nelson Maquile, actor de teatro, são os candidatos que almejam a cadeira de secretário geral da SOMAS –Sociedade Moçambicana de Autores. No dia 15 de Junho, depois de vários adiamentos, quando forem 9.00 horas da manhã, vão a votos na sede da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO).

Nelson Maquile, da lista “A”, tem como lema “As coisas vão acontecer”. Enquanto Jomalu usa o slogan “O autor primeiro”. O movimento para a criação da SOMAS inicia em 1998, mas seria em 2001, com a aprovação da Lei n.º 4/2001 de 27 de Fevereiro (Lei dos Direitos do Autor), que iniciaria a verdadeira consagração da luta pelos direitos autorais.

Por aquela casa já passaram vários secretários que deram o seu máximo. Entretanto, muito há por fazer ainda. Para melhor compreender as motivações e manifesto das candidaturas de Jomalu e Maquile, procurámos ouvi-los.

É preciso valorizar as expressões culturais

O músico e gestor Jomalu, tendo como pressuposto que Moçambique é um país de imensa diversidade cultural, alicerçada por uma infinidade de criações artísticas, dentre as quais pontificam a música, a literatura, o teatro, a dança e produções audiovisuais, afirma ter chegado o momento para que estas sejam defendidas.

Estas expressões congregadas na SOMAS necessitam, não só, de ser valorizadas, mas, sobretudo, que os seus criadores encontrem segurança jurídica para as obras. A missão do meu elenco é devolveraos autores a sua dignidade, a sua valorização e, acima de tudo, garantir justiça na remuneração das obras”.

Segundo Jomalu, o que era um grande sonho dos artistas, viria, de certo modo, a defraudar as expectativas dos autores, devido à degradação das infra-estruturas, estrutura financeira e administrativa da SOMAS.

Texto de Frederico Jamisse

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,11 62,29
ZAR 4,16 4,24
EUR 67,19 68,49

12.09.201Banco de Moçambique

Quem está Online?

Temos 258 visitante(s) ligado(s) ao Jornal

+ lidas