Bula-bula adora a velha sabedoria africana. Não é por acaso que se diz que em África quando fenece um ancião, arde uma biblioteca. Simples. Essa sabedoria ancestral ensina, por exemplo, que “um caçador não se esfrega com gordura e vai dormir junto do fogo”... serve para nos lembrar que devemos estar sempre de sobreaviso. Mais ou menos do tipo a tempestade não avisa... Este provérbio tem tudo a ver com o momento particular que resulta das eleições de 15 de Outubro. É que Bula-bula já viu e ouviu muito boa gente a “desdramatizar” o facto de ter “ficado de fora” na corrida para o sempre apetecível naco que é a Assembleia da República.

Dizem alguns que já cumpriram com o papel que a sociedade lhes confiara; outros que a AR foi uma linda escola sobre isto e mais aquilo. Mas há um que se sobrepôs aos outros e atraiu particular atenção. Ele que foi deputado pela bancada da Renamo, mas preside agora o PASOMO (Partido de Ampliação Social de Moçambique); diz ele – o bom do Campira – que “saí da AR com uma grande experiência política”.

A situação – reconhece – é desconfortável, mas não o aflige; aliás, ele até estava integrado na Comissão de Petições, Queixas e Reclamações da Assembleia da República, não fazendo sentido, por isso mesmo, que apresente uma queixa para depois dirimir o assunto em causa própria.Leia mais...

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique