Bula-bula tem estado a presenciar reclamações de alguns automobilistas que se julgam cheios de razão e injustiçados. Dizem eles que os semáforos de muitas avenidas e estradas principais das cidades de Maputo e Matola não estão a funcionar.

De tanto ouvir as reclamações, insultos e impropérios à mistura, Bula-bula resolveu pegar no carro e dar uma volta pelas artérias da cidade. Realmente constatou que há muitos semáforos que não funcionam. Na verdade foi preciso ter perícia para conduzir. Pois, os “chapeiros”, vulgos donos da estrada, não têm mãos a medir conduzem e como conduzem! Sem os semáforos parece que a ordem do dia é pisar no acelerador ao fundo, esquecendo por vezes das paragens, onde os passageiros descem e outros sobem. Os autocarros de transporte público, coitados desses! Tão compridos que são aqueles machimbombos, não podem fazer o mesmo que os “chapeiros”. Principalmente nas curvas. Devem obedecer à risca as manobras sob risco de “acidentarem”.

Entretanto, chegado ao seu leito de descanso, Bula-bula pensou estes automobilistas não têm razão. Não sentem pena dos semáforos que dia e noite estão a funcionar? Semáforos que sofrem descargas de corrente eléctrica vezes sem conta! Quer faça chuva, frio, quer faça vento ou sol, os semáforos estão lá, operando incansavelmente. Vezes sem conta são varridos por condutores bêbados e varridos.

Leia mais...

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 61,72 62,95
ZAR 4,18 4,26
EUR 68,69 70,06

18.10.201Banco de Moçambique