O MAXAQUENE sagrou-se na tarde de ontem, no seu campo, campeão nacional de futebol de 2012, quando ainda faltam por cumprir duas jornadas do Moçambola.

O título foi festejado efusivamente no campo do Maxaquene e não só logo que o apito do árbitro Filimão Filipe soou pela última vez na vitória sobre o Têxtil do Púnguè, por 1-0, e soube-se que o Ferroviário de Maputo, seu corrente mais directo, havia empatado sem abertura de contagem em Chibuto.

Os “tricolores”, mesmo que terminem com os mesmos pontos do Ferroviário de Maputo, já têm o título assegurado uma vez que levam vantagem no confronto directo com os “locomotivas”. Venceram nas duas voltas, por 2-1, na primeira, e 2-0, na segunda.

Com a vitória de ontem, o Maxaquene soma 48 pontos, mais seis que o Ferroviário de Maputo e sete que o Ferroviário da Beira, que recebeu e bateu a Liga Muçulmana, por 2-0.

O Desportivo, apesar de ter derrotado o Incomáti, por uma bola sem resposta, continua na zona da despromoção agora com 25 pontos, mais dois que os homens de Xinavane. O Chingale, outro aflito, foi à Nampula empatar com o já despromovido Ferroviário de Pemba sem abertura de contagem.

O Vilankulo recebeu e empatou com o Costa do Sol também sem golos. Os “canarinhos” mantiveram-se em quinto lugar, enquanto os representantes de Inhambane nesta maior prova futebolística do país estão em quarto com 39.

O Ferroviário de Nampula esteve à beira de conseguir um resultado histórico no Songo, mas ao apagar das luzes a HCB consentiu um empate a um golo.

A HCB e os “locomotivas” da capital do norte somam 33 pontos cada Sétimo e em oitavo lugares, respectivamente.

Entretanto, a partir da próxima jornada, todas as atenções estarão viradas para os confrontos entre as equipas que lutam pela manutenção. É já na próxima ronda que dois dos aflitos encontram-se. Trata-se do Chingale-Desportivo, cujo embate terá lugar em Tete, enquanto o Incomáti recebe a HCB. O campeão Maxaquene visita a Liga Muçulmana. Os restantes jogos são Têxtil-Vilankulo, Costa do Sol-Fer. Pemba, Fer. Nampula-Chibuto e Fer. Maputo-Fer. Beira.