. Ontem, o órgão partilhou os dados do apuramento centralizado com os mandatários das candidaturas
. Frelimo elegeu 184 deputados, Renamo 60 e MDM seis
AComissão Nacional de Eleições (CNE) poderá divulgar hoje os dados do apuramento geral das sextas eleições multipartidárias na história de Moçambique. A avaliar pela informação em poder do domingo, a Frelimo e o seu candidato presidencial, Filipe Nyusi, venceram o escrutínio de 15 de Outubro, com 73,54 %.
A Renamo e o seu candidato, Ossufo Momade, ocupam a segunda posição (21,31%). Em terceiro está o MDM e o seu candidato, Daviz Simango, com 4,45 % dos votos válidos.
A Lei n.º 2/2019, de 31 de Maio, que estabelece o quadro jurídico para a eleição do Presidente da República e dos deputados da Assembleia da República, impõe que a publicação dos dados do apuramento geral deve ser feita num prazo de 15 dias contados a partir da data do encerramento da votação, pelo presidente da CNE, mandando publicar tais resultados nos órgãos de comunicação social, além de afixá-los em local de estilo dos órgãos eleitorais.
Até ontem ainda decorria o processo de apuramento centralizado, mas fonte autorizada dos órgãos eleitorais assegurou ao domingo haver condições para que na tarde de hoje se proceda à divulgação dos resultados do escrutínio de 15 de Outubro que, a concretizar-se, acontecerá dois dias antes do fim do prazo estabelecido por lei. Leia mais…