O Presidente da República, Filipe Nyusi, recomenda às populações das províncias de Cabo Delgado e Nampula e vizinhas a tomarem medidas de precaução e segurança face à aproximação do ciclone tropical Chido, que poderá atingir a partir da madrugada de hoje algumas províncias da região norte do país.
O Chefe de Estado, que falava ontem na cidade de Nampula no encerramento da 17.ª cerimónia de graduação dos oficiais da Academia Militar Marechal Samora Moisés Machel, indicou que nas últimas horas o ciclone tropical entrou no Canal de Moçambique.
Nesse contexto, recomenda às populações das zonas abrangidas a tomada das seguintes medidas de precaução e segurança: manterem- -se em locais seguros, em coordenação com as autoridades locais; evitarem andar próximo às linhas de transporte de energia ou debaixo das árvores, bem assim a travessia em pontes, “drifts” e correntes de água.
De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia e da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, trata-se de um ciclone tropical severo, de categoria 4, a mesma escala do ciclone Idai.