Perto do fim. A ponte Maputo-KaTembe está a 93,8 por cento de execução, agregando obras em finalização nas rodovias de acesso. Este é o balanço possível neste momento.
Decorrem presentemente trabalhos de fixação de pavês e lancis nos separadores centrais ao mesmo tempo que seguem curso obras de montagem de estruturas de betão, a par dos paredões, para retenção de solos nas bermas.
Técnicos estão igualmente empenhados na instalação de cabos de fibra óptica e de linhas de transporte de energia em estruturas ocas sitas na parte inferior do tabuleiro.
Brevemente arrancam a sinalização horizontal, vertical, bem como a colocação de postos de iluminação.
Silva Magaia, PCA da Maputo-Sul, disse ao domingo que ainda não há datas para a inauguração deste megaempreendimento. Sublinhou que a sua importância justifica uma cerimónia de Estado e o Governo está a preparar a sua abertura ao público. “A expectativa que existe é de que a parte mais crítica do trabalho por fazer, na chamada Rampa A (acesso a Nwakakana), seja concluída até Outubro próximo. A decisão da inauguração será em função da finalização das obras neste troço crítico”, apontou.
Texto de Bento Venâncio