Início » Peritos militares vão preparar encontro entre o PR e Dhlakama

Peritos militares vão preparar encontro entre o PR e Dhlakama

Por admin

O Governo decidiu criar uma comissão composta por peritos militares a qual deverá, dentro em breve, interagir com a contraparte indicada pela Renamo cujo mandato é basicamente o de 

preparar e acautelar todas as questões relativas a assuntos de defesa e segurança que deverão corporizar o conteúdo do encontro entre o Presidente da República (PR), Armando Guebuza, e o líder da perdiz, Afonso Dhlakama.

O facto foi anunciado sexta-feira última por Edson Macuácua, Conselheiro e Porta-voz do Chefe do Estado, o qual garantiu que a actividade da Comissão recém criada composta por cinco peritos e chefiada pelo Major General Júlio dos Santos Jane (antigo Reitor da Academia Militar Samora Machel) não irá implicar a interrupção das rondas de diálogo entre o Governo e a delegação da Renamo pois “ambos grupos irão efectuar os seus trabalhos em paralelo”.

Esta é uma comissão de peritos militares composta por personalidades conhecedoras de questões militares. Esta Comissão, em sede do diálogo, irá preparar as condições necessárias para o encontro entre o Presidente Armando Guebuza e o líder da Renamo sobretudo no que se refere as questões militares ou, seja, relativas a defesa e segurança e ao desarmamento da Renamo, explicou Macuácua.

Segundo apurou o domingo de fontes fidedignas, para além do Brigadeiro Júlio Jane a referida Comissão de Peritos integra ainda a o Tenente Freitas Norte; Xavier Tocoli (Director da Ordem no Ministério do Interior- MINT); Arsénia Massingue (Inspectora Geral do MINT) e Simeão Macave (MINT).

Tudo indica que os trabalhos deste grupo de peritos irão arrancar nesta semana sendo que, de acordo com Macuácua, o Presidente Guebuza está há bastante tempo disponível para o frente-a-frente com o presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, ora “exilado” em Satungira, distrito de Gorongosa, província de Sofala.     

Você pode também gostar de: