A aldeia de Nwadjahane, distrito de Manjacaze, província de Gaza, acolheu ontem a cerimónia de exaltação da vida e obra de Eduardo Chivambo Mondlane, fundador e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), que liderou a luta armada de libertação nacional e que, se fosse vivo, completaria na última quinta-feira, 104 anos de idade.
Uma delegação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), chefiada pelo respectivo reitor, Manuel Guilherme Júnior, esteve naquela aldeia para proferir uma aula aberta, de forma a perpetuar os ensinamentos deixados pelo arquitecto da unidade nacional.
Intervindo na ocasião, Manuel Guilherme disse que “congregámos neste local pouco mais de 30 estudantes da Faculdade de Letras e Ciências Sociais para partilhar o percurso do conhecimento técnico-científico de Mondlane e incentivá-los a colocar Nwadjahane no centro das suas pesquisas, tendo em vista a busca de soluções para o desenvolvimento das comunidades e do país em geral”, afirmou. Leia mais…
528