A mobilização de mais esforços e recursos para aumentar a capacidade do Governo de expandir o acesso aos programas de assistência à mulher e criança constitui uma das bases para a redução
da mortalidade por HIV e Sida no país.
Este foi o pronunciamento feito pela Primeira-Dama da República, Maria da Luz Guebuza, na cerimónia em que foi eleita e empossada patrona do Plano Global para Eliminação da Transmissão do HIV e Sida de mãe para filho, pela Organização das Nações Unidas para a área do HIV e Sida( ONUSIDA) num evento decorrido, semana finda, em Maputo.
No acto do seu empossamento, Da Luz Guebuza apelou aos partidos políticos, agentes económicos, autoridades comunitárias e outras pessoas de bem para darem o seu apoio nesta área e sublinhou a importância de se proteger a mulher e a criança contra a pandemia do HIV e Sida.
“É de domínio público que a morte de uma mãe provoca dor e luto no seio da família. Gera viuvez, orfandade e desestrutura a família que é o elemento fundamental e base da sociedade.”
Sublinhou ainda que, como patrona do Plano Global para a Eliminação da Transmissão do HIV e Sida de mãe para filho, irá dar continuidade ao Plano de acção que já existe com vista ao alcance das metas globais traçadas até 2015.
Na ocasião, o director executivo da ONUSIDA, Michel Sibidé, salientou que a escolha de Maria da Luz Guebuzaprende-se ao facto de ela ter sempre demonstrado ser uma individualidade próxima das comunidades e ter provado o seu empenho pela saúde da mulher no país.
Luísa Jorge
Foto de Alfredo Mueche