Os membros do novo Governo formado e anunciado no último no fim-de-semana e que tomaram posse segunda-feira última já se apresentaram nos seus postos e começaram a trabalhar.
Com efeito, terça-feira passada, dia 20 de Janeiro, o Conselho de Ministros realizou a sua 1.ª Sessão Ordinária dirigida pelo Presidente Filipe Jacinto Nyusi, na sua qualidade de Chefe do Governo.
Nesta Sessão, foi feita a apresentação dos Membros do Governo e vice-Ministros e dadas orientações sobre o processo e metodologia da integração dos Membros do Governo e vice-Ministros no Conselho de Ministros e nos Ministérios e sobre o relacionamento institucional.
Nessa mesma reunião, o Conselho de Ministros apreciou a presente situação de Emergência, particularmente do Alerta Vermelho Institucional na região Centro e Norte do país, e as respectivas medidas de prevenção, contenção e mitigação em curso.
Apreciou igualmente o Calendário para Elaboração do Plano Quinquenal do Governo 2015-2019, do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2015, a submeter à Assembleia da República, instrumentos cruciais para a acção governativa.
O Conselho de Ministro designou o vice-Ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, para Porta-Voz do órgão.
MEMBROS DO NOVO GOVERNO JÁ TRABALHAM
Entretanto, os membros do Governo, como acima referimos, já se apresentaram aos seus postos para iniciarem o trabalho árduo que os espera. Por exemplo, a Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MTESS), Vitória Dias Diogo reuniu-se com todos os funcionários da sede do pelouro aos quais pediu mais empenho e colaboração mútua, tendo em vista a viabilização da agenda e das nobres tarefas que competem ao sector, que passam pela promoção de mais empregos, de garantir o bem-estar social dos cidadãos e a defesa da dignidade humana.
Depois do encontro com os funcionários, Vitória Diogo dirigiu a primeira sessão do Conselho Consultivo do seu novo ministério, durante a qual foi feito, entre outras matérias, o balanço do Plano Económico e Social (PES) passado, bem como traçar as linhas mestras que orientarão o sector durante o mandato ora iniciado.