A qualidade da manutenção dos autocarros das empresas municipais e cooperativas de transporte público de passageiros pelas entidades contratadas pelo Governo preocupa os utentes, que a classificam como sendo defeituosa. Nesse sentido, pedem responsabilização das oficinas envolvidas em casos de incumprimento.
Num passado recente, as operadoras queixavam-se de vários problemas protagonizados pelas oficinas, dentre os quais a péssima qualidade dos serviços prestados, as peças pirateadas, o óleo sem qualidade e até abandono do contrato de manutenção sem a correspondente denúncia. Em consequência, houve casos de autocarros avariados na via pública, em pleno serviço de transporte de passageiros, devido a falhas mecânicas.
Também se registaram casos de autocarros nos quais, depois de terem sido recebidos pelos proprietários, se detectou problemas de motor desde o fabrico. Um deles foi apresentado na oficina contratada para reparação, sem sucesso. E, para ultrapassar a questão, a solução foi a compra de um novo motor. Utentes questionam a qualidade da mão-de-obra da nova empresa que ganhou o concurso de manutenção dos novos autocarros.
Francisco Guerra é um dos utentes de transporte público, na cidade de Maputo, que está preocupado com o mau estado e avarias dos meios, devido à falta de manutenção.
“O Governo continua a gastar dinheiro para alocar autocarros às empresas municipais. Pedimos que os gestores dessas empresas sejam responsabilizados em caso de paralisação dos meios. Há muita negligência. Deve haver também rigorosidade na contratação dos motoristas”. Leia mais…



