O distrito de Inharrime, com pouco mais de noventa e sete mil habitantes, acolhe, amanhã, as cerimónias centrais, a nível da província de Inhambane, da abertura do ano lectivo 2013.
A abertura do ano lectivo será marcada por apelos sobre o envolvimento dos pais na educação dos filhos, além da melhoria da qualidade do ensino, que é muito questionada ultimamente.
As autoridades da Educação em Inhambane afirmam estar tudo a postos para o arranque do ano lectivo 2013.
Aliás, a preparação do início das aulas começou com as matrículas, processo que decorreu sem sobressaltos. O livro de distribuição gratuita foi alocado aos distritos em Dezembro último e, na última semana, terminou a sua colocação nas escolas.
Técnicos da Direcção Provincial da Educação estão nos distritos desde a semana passada para acompanharem e supervisionarem todo o processo até ao início das aulas amanhã – disse a directora da Educação em Inhambane, Regina Langa, tendo acrescentado que, nos distritos, os técnicos acompanharam o decurso de matrículas, produção de horários, distribuição de turmas e também a questão das limpezas nas escolas.
“Estamos confiantes na realização de um bom trabalho” – sublinhou a directora da Educação em Inhambane, tendo referido ainda que a província arranca o ano lectivo numa altura em que, a nível dos distritos, decorre o processo de contratação de professores.
Para este ano serão contratados quatrocentos trinta e cinco novos professores, entre básicos, médios, bacharéis e licenciados, mas todos com formação psicopedagógica.
Até finais deste mês os professores seleccionados vão assinar os seus contratos para depois seguirem às escolas em que forem afectados.
“O número de docentes a contratar este ano não é suficiente, mas é a meta atribuída à província, o que significa que em alguns casos continuar-se-á com o esquema de dois turnos ou horas extraordinárias” – indicou Regina Langa.
Durante a entrevista, a directora da Educação em Inhambane revelou que cento trinta e três professores formados pelos institutos da província estão a caminho da Zambézia, onde serão contratados para os vários distritos daquela região.