Em tempos foi tida como uma das melhores estradas do país, mas o volu-me do tráfego aumentou, a degradação acentuou e as intempéries naturais, incluindo as cheias que se seguiram ao ciclone Idai, fizeram das suas. Graças a um investimento de 410 milhões de dólares, a Estrada Nacional Número 6 (EN-6) rejuvenesceu e está apta a contribuir para o desenvolvimento nacional.
Foi pela mão do Presidente da República, Filipe Nyusi, que se des-cerrou a lápide desta estrada vital que liga a cidade portuária da Beira, em Sofala, à vila fronteiriça de Machipanda, na província de Manica, e que permite a conexão directa com o Zimbabwe, Malawi e Zâmbia, e ainda faz a ligação entre as províncias a Sul e a Norte do país.
Com 287 quilómetros (km), esta via beneficiou de reabilitação e alar-gamento financiados pelo Import and Export Bank da China e pelo Governo moçambicano, sendo que as obras iniciaram a 1 de Abril de 2015 e, em condições normais, deviam ter terminado a 31 de Março de 2018. Entretanto, devido à falta de fundos para o reassentamento das famílias e de estabelecimentos co-merciais maioritariamente localiza-das na zona de Inchope, o prazo foi prorrogado.Leia mais…
Texto: Jorge Rungo
jorge.rungo@snoticicas.co.mz