Início » Campanha eleitoral arranca terça-feira

Campanha eleitoral arranca terça-feira

Por admin

A campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 20 de Novembro inicia esta terça-feira em todos os 53 municípios que acolhem o escrutínio e, para permitir a reflexão dos eleitores, termina dois dias antes da votação. Para o efeito, os partidos políticos, coligações de partidos políticos, grupos de cidadãos eleitores ultimam os seus preparativos para uma participação condigna na actividade de “caça ao voto”.

Enquanto isso, o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), João Beirão, garante que tudo está a postos para o arranque da actividade de “namoro” ao eleitorado, em que os concorrentes irão esgrimir os seus argumentos para conquistar a simpatia do eleitorado.

Sublinhou que para que não haja transtornos na localização das assembleias de voto, o órgão fez de tudo para que na sua maioria coincidam com os locais onde decorreu o processo de registo dos eleitores.

Falando há dias numa Conferência de Imprensa, João Beirão afirmou que já iniciou a acreditação dos observadores nacionais e estrangeiros, assim como dos jornalistas que irão acompanhar o processo de votação.

Segundo o porta-voz da CNE, em relação aos observadores internacionais, até à última semana de Outubro estavam credenciados 86, dos quais 59 são da União Europeia e 27 dos Estados Unidos da América.

Acrescentou ainda que o processo de acreditação decorre no órgão central, assim como ao nível provincial para as organizações que irão acompanhar o processo a partir das capitais provinciais.

Por seu turno, o Director-geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Felisberto Naife, garantiu que a produção do material de votação, nomeadamente, boletins de voto, tinta indelével, urnas e cabines, está na fase conclusiva e estará nos postos de votação nas vésperas do início do escrutínio.

O director-geral do STAE disse ainda que para que o processo ocorra sem sobressaltos vai decorrer de 8 a 17 do mês em curso a formação dos cerca de vinte e cinco mil Membros das Mesas de Votação (MMV’s) que irão trabalhar em 4 mil 292 assembleias de votos que serão constituídas em todos 53 municípios.

De referir que para estas eleições concorrem os seguintes partidos políticos: FRELIMO; Movimento Democrático de Moçambique (MDM), PAHUMO, Partido Trabalhista (PT), PIMO, PARENA, VERDES, PPLM, PDD, ALIMO, PEC-MT, MPD e grupos de cidadãos, nomeadamente, ASSEMONA, JPC, ASTROGAZA, ANATURNA, SINFOTÈCNICA e UIUIPI-Pemba.

Você pode também gostar de: