O Banco Africano de Desenvolvimento ﴾BAD﴿, em parceria com a Universidade Lúrio ﴾UniLúrio﴿, lançou, esta semana, em Pemba, na província de Cabo Delgado, um programa de apoio ao desenvolvimento de habilidades para agricultura e indústria.
Trata-se de um projecto que visa “Alimentar e Industrializar África”, com o objectivo de fortalecer a capacidade da UniLúrio em criar competências e as habilidades para futuros profissionais nos sectores-chave da agricultura, destacando as ciências aplicadas e engenharia.
O projecto, a ser implementado em cinco anos (2018-2022), é estimado em 15,50 milhões dólares americanos.Com este financiamento, a universidade vai construir e equipar oficinas, bibliotecas e laboratórios, para além de apoiar o desenvolvimento de uma estratégia para melhorar o acesso de raparigas aos serviços académicos, incluído um plano de bolsas de estudo.
O representante do BAD em Moçambique, Pietro Toigo, explicou na ocasião que “os recursos minerais no Norte de Moçambique vão acelerar o crescimento económico do país, mas para assegurarmos que o crescimento seja inclusivo é preciso dar aos jovens as ferramentas para competir com êxito no mercado do trabalho”.
Por seu turno, o reitor da UniLúrio, Francisco Noa, disseque“a universidade continuará a trabalhar para educar e formar uma nova geração de profissionais competentes, comprometidos com o desenvolvimento, ciência e bem-estar das comunidades locais”.