O Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba de anunciar a aprovação de 118,2 milhões de Dólares norte-americanos da Facilidade Rápida de Crédito de Assistência para República de Moçambique no Âmbito do Ciclone Idai.
Em comunicado distribuído ontem, o FMI explica que a assistência financeira visa suprir os elevados défices orçamentais e de financiamento externo decorrentes das necessidades de reconstrução após o ciclone Idai, que causou perdas significativas de vidas humanas e danos às infra-estruturas.
Segundo o FMI, as autoridades continuam comprometidas com a estabilidade macroeconómica, que também será sustentada pelo financiamento desta instituição financeira internacional.
“O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou hoje (sexta-feira) a assistência financeira de emergência para a República de Moçambique no âmbito da Facilidade Rápida de Crédito (RCF). A decisão do Conselho habilita o desembolso de SDR85,2 milhões (cerca de USD 118,2 milhões e 37,5 por cento da quota)”,lê-se no comunicado.