O tráfico de drogas é um problema universal e com tendência a atingir contornos ainda mais alarmantes. O grito de socorro é dado por várias nações, havendo casos de Estados que solicitam ajuda de entidades internacionais na luta contra este fenómeno. É disso exemplo a Costa Rica que, na tentativa de desmantelar cartéis de droga, abriu espaço para cooperação com a União Europeia em matéria de segurança.
O facto é que o crescimento daquele crime tem consequências a vários níveis, com particular destaque para os danos à saúde mental e física nos consumidores. Ao nível macro, põe em causa o desenvolvimento socioeconómico dos países, ao minar a segurança e estabilidade dos povos.
Detalhe intrigante é que, nos últimos tempos, Moçambique integra a rota estratégica para o tráfico de drogas. Dados recentemente divulgados pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), na cidade de Maputo, apontam que, em 2023, houve um aumento significativo de substâncias apreendidas pelas autoridades responsáveis em acções de controlo, combate e repreensão de estupefacientes. Leia mais…
395
Artigo anterior