Início » Fraquezas do nosso sistema de Justiça

Fraquezas do nosso sistema de Justiça

Por admin

São deveras preocupantes os acontecimentos mais recentes no nosso sistema de Administração da Justiça. Na semana finda foi notícia de destaque a execução do mandado de prisão de três suspeitos de envolvimento em actos de corrupção na compra de duas aeronaves “Embraer” para a Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), entre 2007 e 2009.

Trata-se de Paulo Zucula, ex-ministro dos Transportes e Comunicações, José Viegas, ex-presidente do Conselho de Administração da LAM, e Mateus Zimba, ex-director da SASOL, que recolheram aos calabouços no âmbito de um processo-crime instaurado em Julho do ano passado.

Apenas para enquadrar o leitor, tal esquema de corrupção terá envolvido o pagamento de “luvas” no valor de 800 mil dólares aos arguidos, como condição para a Embraer vender as duas aeronaves à LAM, através de uma conta bancária de uma empresa criada no estrangeiro por um dos suspeitos.

Longe de pretender debater o mérito, demérito ou oportunidade do deferimento do requerimento feito pelo Ministério Público para que o juiz ordenasse a prisão dos suspeitos (julgamos ser matéria exclusiva da alçada da Procuradoria-Geral da República e dos tribunais), pretendemos, isso sim, exteriorizar a nossa preocupação em relação à forma como todo o processo se desenrolou.

Leia mais…

Você pode também gostar de: