Sempre defendemos, neste espaço, que a construção do futuro do cidadão e do país começa pela educação. Acreditamos que a educação é a porta do futuro, fazendo-se presente em todos os aspectos de uma sociedade, estabelecendo os seus limites.
Não podemos ir na contramão deste tão importante pressuposto, o que nos deixa preocupados com a triste notícia que vem das nossas escolas, onde alunos, com uniforme escolar, são vistos a abusar do álcool dentro e fora do recinto escolar. (ler reportagem nas páginas 12 e 13 da presente edição).
Trata-se de uma constatação que nos remete para duas questões fundamentais: (i) que tipo de sociedade estamos a construir?; (ii) que futuro o país augura com jovens que ingerem bebidas alcoólicas nas imediações e no interior dos estabelecimentos de ensino?
É por demais sabido que um dos objectivos da educação é, precisamente, a construção de um cidadão apto para agir de acordo com os preceitos estabelecidos como aceitáveis dentro de um contexto social. Leia mais…
Foto de Inácio Pereira