Início » União Europeia investe 50 milhoes de meticais

União Europeia investe 50 milhoes de meticais

Por admin

Mais de sessenta colaboradores do Fundo de Investimento e Património de Abastecimento de Água (FIPAG), afectos às áreas operacionais das cidades de Angoche, Nacala-Porto e cidade de Nampula, beneficiam de capacitação com vista a melhoria do desempenho e capacidade institucional da empresa de modo a oferecer serviços de qualidade e a garantir desempenho financeiro satisfatório.

A primeira de uma série de formações versou questões ligadas à gestão de mudanças, desenvolvimento organizacional, motivação e sistemas de trabalho de alto desempenho. O módulo foi ministrado pela Universidade Politécnica e envolveu em grande número quadros que ocupam posições relevantes no sector de recursos humanos daquela instituição.

Estas formações, tendentes a fortalecer a capacidade institucional do FIPAG, surgem ao abrigo de um projecto de três anos orçado em cinquenta milhões de meticais, financiado em cerca de 71 porcento pelos serviços de água da União Europeia.

Para além da União Europeia e “A Politécnica”, o FIPAG conta ainda com parceria da ONG holandesa SNV assim como a Evides e Vitens, duas maiores empresas de fornecimento de água do Reino dos Países Baixos, com cerca de seis milhões de clientes.

O director do FIPAG área operacional de Nampula, Castigo Cossa, que falava no acto de entrega de diplomas aos primeiros formados, recordou que a par da capacitação dos seus recursos humanos, o FIPAG está a investir no melhoramento das suas infra-estruturas para melhor disponibilidade de água aos seus clientes, pretendendo elevar o actual nível de cobertura que ronda em cerca de 56 por cento na cidade de Nampula.

PROJECTO DE ÁGUA

DA UNIÃO EUROPEIA

O projecto de água e saneamento da União Europeia (EU APC Water Facility) começou em 2004, como instrumento da Iniciativa de Águas da União Europeia.

O seu objectivo geral é melhorar as condições de acesso a água e saneamento em África, no Pacífico e Caribe, através de duas grandes acções, nomeadamente a melhoria da gestão de água e da governação e co-financiamento das infra-estruturas de água potável e de saneamento, dois grandes Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Até este momento, a componente de Águas da União Europeia já beneficiou cerca de 32 milhões de pessoas em todo o mundo, que passaram a consumir água potável e mais de 9 milhões que beneficiaram de infra-estruturas de saneamento melhoradas.

Para o caso de Moçambique, a União Europeia já financiou desde 2004, 12 projectos de água e saneamento, avaliados em 41 milhões de euros, através da componente de águas deste organismo europeu. Outros 52 milhões de euros foram gastos no novo sistema de saneamento da cidade da Beira.

Por outro lado, o Banco Europeu já investiu mais de 31 milhões de euros no sector de águas em Moçambique nos últimos seis anos.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana