United Bank for África (UBA) – Moçambique firmou uma parceria com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) para financiar e capacitar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).
Para o efeito, estão disponíveis cerca de 50 milhões de dólares americanos para financiar a este segmento de empresas a partir deste ano até 2027.
As empresas beneficiárias deverão ser dos ramos de agro-processamento, automóvel, farmacêutica transporte e logística.
A linha de crédito foi anunciada durante XIX edição da Conferencia Anual do Sector Privado (CASP) realizada entre dias 15 e 17 no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.
Segundo o director Executivo do UBA-Moçambique, Pedro Maranguene, “reforçamos o compromisso que temos com o sector privado, através de linha de crédito para financiamento e asseguramos o desconto de facturas para suprir as necessidades de tesouraria, entre outros.
Já Benjamin Okonkwo, representante da Fundação Tony Elumelu, referiu que, até ao momento, a fundação disponibilizou cinco mil dólares americanos a 30 mulheres empreendedoras moçambicana para terem acesso à formação, mentoria e iniciar os seus negócios.