A taxa de juro de política monetária (taxa MIMO) reduziu, entre Maio e Setembro, de 15,75 para 13,50 por cento, o que representa uma sinalização ao mercado financeiro de que há condições favoráveis para uma maior troca de liquidez e financiamento à economia.
A última revisão aconteceu na semana finda, altura em que o Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique (BM), reduziu a taxa MIMO, de 14,25 para 13,50 por cento, com fundamento na contínua consolidação das perspectivas da inflação em um dígito, no médio prazo, num contexto em que a avaliação dos riscos e incertezas associados às projecções se mantém favorável.
Esta redução representa um acumulado ao longo do presente ano de 3,75 pontos percentuais e mantendo a consistência de declino da taxa de juro que tornou Moçambique como o único em África onde o respectivo Banco Central reduziu as taxas de juro directoras em, pelo menos, mais de 3 pontos percentuais.
Diante deste facto, a Confederação das Associações Económicas CTA felicitou o BM pelo contínuo esforço para melhoria das condições de crédito à economia e ao sector privado em particular. Leia mais…