Início » SURTO DA GRIPE AVIÁRIA NO PAÍS: Há frangos, mas poderão faltar ovos

SURTO DA GRIPE AVIÁRIA NO PAÍS: Há frangos, mas poderão faltar ovos

Por Jornal domingo

TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA

IDNÓRCIO.MUCHANGA@SNOTICIAS.CO.MZ

Os avicultores filiados em diferentes agremiações e empresas do ramo asseguraram à nossa Reportagem que o surto de influenza aviária altamente patogénica, que se regista na província de Inhambane, não deverá afectar a disponibilidade de frango no país. Dizem que, no máximo, o que poderá acontecer é a indisponibilidade de ovos de consumo.

Para que o mercado continue a ser abastecido, garantiram que estão a reforçar as medidas de bio-segurança para evitar que aquele surto se propague para o resto do país através da restrição do acesso de veículos e pessoas não autorizadas aos aviários, matadouros e incubadoras, e ainda pela obrigatoriedade do uso de equipamento de protecção individual durante o manuseamento de aves e produtos avícolas em locais de produção.

O incremento das medidas de prevenção surge depois de o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) colocar a circular uma nota que reportava o registo da ocorrência de influenza aviária no distrito de Morrumbene, província de Inhambane, e um aumento da mortalidade diária em poedeiras recentemente importadas da província de North West, África do Sul.

Neste contexto, os produtores de Inhambane iniciaram o abate de mais de 45 mil galinhas poedeiras num aviário no distrito de Morrumbene, onde foi detectado um caso, isolado, de influenza aviária em aves recentemente importadas da África do Sul. Leia mais…

Você pode também gostar de: