Início » “Sector energético dinamiza economia”

“Sector energético dinamiza economia”

Por Jornal domingo
  • afirma Filipe Nyusi, Presidente da República

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou que o sector da indústria extractiva, energia e gás tem proporcionado uma base sólida para a dinamização da economia moçambicana, com contributo significativo no Produto Interno Bruto (PIB).
Tomou como exemplo o contributo do sector extractivo na balança comercial que, no período 2020 a 2024, foi de mais de 12,3 mil milhões de dólares norte-americanos, no conjunto de produtos como carvão mineral, gás natural, areias pesadas, rubis, safiras e esmeraldas. No que concerne à energia eléctrica, o valor acumulado das exportações esteve em torno de 2,2 mil milhões de dólares.
Em relação ao gás natural, a produção deveu-se ao desempenho de dois campos, nomeadamente na bacia do Rovuma, no campos da Área-4, no mar, cuja exportação foi de 3,35 milhões de toneladas de Gás Natural Liquefeito (GNL) e 1,7 milhão de barris de condensado e na bacia de Moçambique, nos campos de Pande e Temane, em terra, 2,6 mil milhões de giga joules, enquanto o condensado atingiu 8,4 milhões de barris.
Nyusi destacou ainda alguns dos projectos estruturantes no âmbito do sector extractivo e energético de Moçambique. Na área de petróleo e gás, destaque vai para o Projecto Inhassoro/Temane (PSA), cujo início de produção de gás está previsto para Dezembro do corrente ano, ao que se acrescenta a produção de petróleo leve. Leia mais…

Você pode também gostar de: