Osector de seguros no país registou, no primeiro semestre, uma produção de mais de 11 mil milhões de Meticais, influenciado pelo aumento do volume de negócios em 1,30 por cento e 5,25 por cento nos ramos vida e não vida, respectivamente, bem como da expansão do número de operadores no mercado, que passou de 16 para 19 empresas de seguros.
Conta, igualmente, com três micro-seguradoras, oito entidades gestoras de fundos de pensões, 158 corretoras e 31 agentes. Mesmo assim, ainda há desafios a serem superados, incluindo a promoção do crescimento do ramo Vida, que actualmente representa cerca de 14 por cento, e o desenvolvimento de produtos e serviços para a população de baixa renda e pequenas e médias empresas, visando promover o micro-seguro no país.
Os dados foram avançados pelo relatório de Banco de Moçambique (BdM) sobre a estabilidade financeira de 2024. os referidos dados indicam que esta produção representou um crescimento de 4,65 por cento em comparação com o período homólogo de 2023.
Em Junho deste ano, o peso da produção do sector sobre o Produto Interno Bruto foi de 0,76 por cento, revelando estabilidade comparativamente ao período homólogo de 2023, cujo peso se fixou em 0,79 por cento. Leia mais…