Início » Ressano Garcia retorna à normalidade

Ressano Garcia retorna à normalidade

Por Idnórcio Muchanga

O posto fronteiriço de Ressano Garcia, no distrito de Moamba, província de Maputo, voltou a registar um movimento desusado de pessoas e de meios de transporte de mercadoria após dias de condicionamento de actividades devido às manifestações pós-eleitorais que têm vindo a gerar prejuízos na economia nacional.

Durante a visita efectuada pela nossa Reportagem, ontem, sábado, constatou-se haver um ambiente de tranquilidade com a circulação de viaturas, pessoas e bens a ser feita em segurança e com a presença notável de diferentes equipas das Forças de Defesa e Segurança (FDS) posicionados no posto de fiscalização aduaneira, conhecido por Quilómetro-4.

Esta realidade contrasta com o cenário que se vinha assistindo na quarta, quinta e sexta-feira que obrigou ao destacamento de um considerável efectivo de agentes da Polícia de Protecção, da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), assim como de várias unidades militares, os quais visavam garantir a ordem e segurança públicas.

Desde o princípio da manhã de ontem, à entrada da fronteira era visível a azáfama de pessoas a circularem pelos mais variados cantos e recantos da vila, assim como do posto fronteiriço propriamente dito, alguns com trouxas na cabeça à procura de transporte semi- -colectivo de passageiros que lhes levasse aos seus destinos, no interior de Moçambique e também para a África do Sul.

Era, igualmente, notória a agitação muito comum de cambistas informais da moeda estrangeira, perfilados ao longo da via. Outro aspecto que nos saltou à vista foi a retoma do comércio, desde a venda de refeições, bebidas variadas, produtos de primeira necessidade, e também de oficinas e outras actividades de rendimento. Leia mais…

Você pode também gostar de: