O Presidente da República, Daniel Chapo, procedeu, hoje, ao relançamento do transporte de carga por via marítima, exortando a todos os intervenientes do sector, desde os armadores, agentes transitários, operadores portuários, órgãos reguladores e outros, para se apropriarem desta iniciativa, proporem medidas concretas e facilitadoras e identificar e remover as barreiras para a viabilização deste negócio.
Com efeito, foram lançadas dois navios, designadamente, PRINCE, com um comprimento de 120 metros, largura de 21 metros e uma capacidade de mais de 9 mil toneladas.
Está embarcação entrou no país no mês passado, para consolidar as operações da Moçambique Dugongo, que conta com mais uma
embarcação, com capacidade de mais de 10 mil toneladas adquirida em Fevereiro passado.
Também foi lançado o navio da CIVITAS PARTNER GROUP, com capacidade de cerca de 2 mil toneladas, destinado ao transporte de mercadoria diversa, com especial enfoque para bens de consumo de primeira necessidade, bem como carregamento de viaturas.
Com esta iniciativa, pretende-se revolucionar o sector dos Transportes e Logística, nos principais portos do país, nomeadamente, Maputo, Beira, Nacala e Pemba.
Há assinalar ainda o início, a partir do mês de Abril corrente, das operações do novo navio da CIVITAS que vai operar, na rota Maputo/Nacala, complementando, deste modo, o trabalho que este grupo tem vindo a realizar na zona norte do país, onde opera com dois navios com capacidade de 1000 toneladas cada, estando a servir
regularmente os portos de Nacala, Pemba, Mocímboa da Praia e Palma.