A província de Maputo poderá registar até este mês de Dezembro chuvas normais com tendência para abaixo do normal, com uma precipitação menor ou igual a 550 milímetros. No mesmo período, prevê-se baixo risco de inundações nas bacias hidrográficas de Maputo.
De Janeiro a Março de 2024, espera-se que caiam chuvas normais com tendência para abaixo do normal. Em toda região Sul, poderá ocorrer um índice baixo ou igual a 60 por cento, em termos de satisfação das necessidades hídricas das culturas.
De qualquer modo, no distrito da Moamba, produtores e governo local mostram-se optimistas em relação à sua capacidade de enfrentar os possíveis efeitos do fenómeno “El Niño”, que poderá ser caracterizado por uma relativa escassez de chuva na região centro e sul do país.
Açucena Guila, directora dos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE), afirmou, em contacto com a nossa Reportagem, que actualmente não há sinais de seca, sendo que, ao todo, naquele ponto do país existem nove regadios que estão semi-operacionais devido à falta de fundos para as reabilitar. Leia mais…