- Isabel Mandofa, beneficiária do projecto Cada Distrito Um Produto (CaDUP)
Quando pensava em desistir por achar que o seu negócio não tinha aceitação na província de Inhambane, onde frequentara o ensino superior, eis que, através das redes sociais, surge uma cliente que encomenda 200 unidades de sumo natural, uma vez que o filho não podia consumir bebidas com conservantes.
Isabel Mandofa, dona da empresa Tropicalisa, produzia sumos sem adição de químicos, conservantes ou corantes, passou a fornecer as 200 unidades mensalmente e ganhou vontade de continuar com o negócio.
A partir daí, Mandofa expandiu o negócio, passando a incluir a confecção de sorvetes, bolos, entre outras guloseimas, além de xaropes para adoçar bebidas e conseguiu angariar clientes, incluindo hotéis e restaurantes. Hoje conta com mais de 200 compradores.
Conta que numa primeira fase foi difícil “namorar” os clientes porque não acreditavam que numa garrafa de 250 mililitros (ml), que custa 100 Meticais, podiam encontrar um produto saudável, enquanto existem concorrentes que faziam um litro ao mesmo preço.
Passados cerca de nove anos e graças à sua persistência, actualmente conta com 13 trabalhadores e estabeleceu uma loja num supermercado na cidade de Maputo e introduziu inovações como a produção de xaropes para adoçar bebidas e caldas para cobertura de bolos. “Criámos o xarope há dois meses e tem tido muita aceitação, principalmente em bares e restaurantes”, afirma, sublinhando que a Tropicalisa produz sumos na base da polpa de frutos diversos, incluindo silvestres existentes. Leia mais…