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Prejuízos gerados pela SIMO Rede afectam a mais de 17 milhões de contas

Por Jornal domingo

Empresas do ramo comercial que lidam com o público, principalmente através do uso de POS são as que mais sofrem com as falhas da SIMO Rede, tendo a sua facturação diária comprometida, conforme disse hoje Paulo Oliveira, presidente do pelouro de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), e de Sistema Financeiro da CTA.

Estimativas feitas por aquele pelouro indicam que cerca de 16.7 milhões de contas enfrentam dificuldades de realização de operações bancárias, por exemplo, “se por dia cada pessoa pretende usar um mínimo de 200 Meticais para comprar algo, a economia perde cerca de 3.340 milhões de meticais, sobretudo neste período do final do mês”.

Ainda por conta desta situação, Paulo Oliveira disse que realizar pagamentos nestes dias acarreta custos de transacção elevados e de tempo para a ida as agências bancárias, espera e outros custos não quantificáveis como a quebra de confiança entre os clientes e os provedores de serviços, remuneração extra, afectando a credibilidade do sistema financeiro nacional, além dos aspectos associados à segurança, o que mina os esforços de inclusão financeira.

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