O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, recomendou a todos os intervenientes do sistema financeiro moçambicano a assegurarem a implementação de soluções tecnológicas sustentáveis, duradouras e que garantam o funcionamento do sistema interbancário com a necessária segurança, estabilidade e fiabilidade.
Intervindo esta manhã, na Assembleia da República, na Sessão de Perguntas ao Governo, horas depois do restabelecimento das transacções electrónicas, Carlos Agostinho do Rosário reconheceu que a normalização do uso de ATM e POS, é uma solução imediata.
“É assim que a partir das primeiras horas do dia de hoje começaram a entrar em funcionamento as ATM e POS ligados a rede SIMO. A situação está normalizada”, disse.
Desde sexta-feira, o país vinha registando uma indisponibilidade dos serviços das ATM, POS e operações com cartões ligados a rede Sociedade Interbancária de Moçambique (SIMO).
Esta situação, segundo reconheceu o governante, afectou o normal funcionamento das operações financeiras e teve impacto directo nas famílias, empresas e outras actividadeseconómicase sociaisno geral.
Apesar do incidente, o Primeiro-Ministroassegurou que o sistema financeiro contínua estável, seguro e bem capitalizado.