TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA
IDNÓRCIO.MUCHANGA@SNOTICIAS.CO.MZ
FOTOS DE JERÓNIMO MUIANGA
O congestionamento de viaturas que se regista na Estrada Nacional Número 4 (EN4), influenciado pelo fluxo de camiões que transportam minérios da África do Sul para os portos de Maputo e Matola, na cidade e província de Maputo, respectivamente, poderá ser minimizado em breve com a entrada em funcionamento do parque de gestão de tráfego, que está a ser construído no posto administrativo de Pessene, distrito de Moamba, província de Maputo.
O parque, que estará sob gestão da Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), resulta de uma medida tomada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) e o Governo da província de Maputo para flexibilizar o tráfego no Corredor de Maputo, sobretudo nas horas de ponta, altura em que a EN4 regista maior circulação de veículos.
O espaço de 20 hectares tem a capacidade para albergar, numa primeira fase, de forma rotativa, 250 camiões, dos 1250 que os portos de Maputo e Matola recebem por dia.
Portanto, apesar de até ao momento não se ter definido a entidade que irá fazer a gestão do tráfego, o director de engenharia no Porto de Maputo, Narciso Chipole, garantiu que os camiões só serão autorizados a circular em função do nível de congestionamento na EN4.
Para garantir a flexibilidade no atendimento, pretende-se construir, no parque, um bloco para acomodar os serviços portuários de modo que enquanto os camiões esperam vai-se proceder à verificação da documentação física e a disponível no sistema.
Ao mesmo tempo, serão verificados o nome do motorista, chapa de inscrição do camião, o número de registo, a proveniência, quantidade e tipo de carga e o local de descarga, visto que o destino de alguns camiões é o Porto da Matola. Leia mais…