A empresa Electricidade de Moçambique (EDM) ampliou a sua capacidade de fornecimento de energia eléctrica em todos os locais que habibualmente registam picos extraordinários de consumo na quadra festiva como forma de prevenir a ocorrência de apagões e avarias. A maior atenção foi dada às áreas turísticas das províncias de Inhambane e Gaza que, por estas alturas do ano, acolhem centenas de milhar de turistas.
Um dos pontos de maior demanda de electricidade é a região costeira da província de Inhambane, com realce para os distritos de Vilankulo, Inhassoro, Jangamo e as ilhas que compõem o Arquipelago de Bazaruto, para onde afluem milhares de turistas de visitantes.
No distrito de Vilankulo, a EDM instalou quatro geradores a Diesel com capacidades que vão de 250 a 450 Kilovolt Ampere (KVA), sendo que um encontra-se junto ao Hospital Rural de Vilankulko, outro na marginal com o propósito de alimentar a maior parte dos edifícios do Estado, o terceiro e o quarto foram implantados em bairros com a maior concentração populacional e na sede do distrito.
Estes equipamentos entrarão em funcionamento de forma automática a partir das 18 horas e deverão funcionar por seis a sete horas sempre que houver uma quebra na Central de Temane que produz electricidade a partir de geradores a gás natural e que por estas alturas do ano regista picos de consumo que podem ir até aos 8 MegaWatt (8MW), perto dos 11 MW que é a sua capacidade máxima de produção.
Deste modo, os cerca de 4500 clientes da EDM estabelecidos em Vilankulo e outros locais terão o fornecimento de energia assegurado, excepto em caso de ocorrência de fenómenos atmosféricos adversos que ponham em causa a rede de distribuição e respectivas infra-struturas.
Texto de Jorge Rungo
jorge.rungo@snoticias.co.mz