Presidente do Conselho de Administração (PCA), da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Omar Mithá, disse há dias que “éimportante ter em conta as mudanças que se assistem no mercado do gás onde os compradores nãoestão mais interessados em contratos de longo prazo e largos volumes. Aliás, mesmo o mercado Spot (ou imediato) apresenta-se neste momento baixo em relação a 2010, o que contribui para demora no alcance dos acordos de venda”.
Omar Mitháque falava na Cidade do Cabo, na África do Sul, emmais uma edição da ConferênciaAnual “África Oil Week”, que juntou diversas empresas públicas de petróleo e gás, consultores e operadores, sublinhou que apesar dessas mudanças que se observam no mercado, Moçambique tem estado a encontrar soluções para o desenvolvimento dos seus projectos.
“Oprojecto da Área 1 tem dado sinais claros de efectivação e de confiançapara o mercado, pois iniciamos com acções de investimento como a construção da vila de reassentamento, estradas de acesso e do aeroporto e já foram alcançados alguns acordos de compra e venda de gás”.