O director nacional de Logística e Desenvolvimento do Sector Privado de Transportes, do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), Ambrósio Sitoe, revelou que está em curso o processo de simplificação de procedimentos nos principais postos transfronteiriços, rodoviários e ferroviários do país com a finalidade de agilizar as operações comerciais.
Segundo a fonte, também decorre a promoção da actividade de transbordo, redução da taxa no sector aéreo, entre outras, sendo que no caso da simplificação dos procedimentos afirmou que foram eliminados os processos manuais de emissão dos documentos de importação temporária de viaturas (TIP), na fronteira de Ressano Garcia.
A perspectiva é que em todas as fronteiras se trabalhe com a digitalização de processos, o que significa que não será necessário usar papel, assegurando-se, assim, uma maior celeridade. Ao mesmo tempo, foi eliminado o pagamento da taxa de serviço aduaneiro na importação dos veículos.
“Aprovamos o diploma que permite entradas múltiplas, uma vez que no passado, cada vez que um camião que quisesse entrar no país tinha que fazer o movimento naquele momento e não tinha como voltar a entrar”, explicou. Leia mais…
301