A província de Nampula expõe na Feira Internacional de Maputo (FACIM) uma variedade de minerais industriais e também gemas brutas, sendo que a novidade é a exposição de gemas lapidadas, que era um desafio que o sector mineiro enfrentava para acrescentar valor aos minerais.
Falando ao domingo, Ivanor Taúla Vilichane, chefe do Departamento dos Recursos Minerais da província de Nampula, disse que as potencialidades maneiras que o sector mineiro traz para FACIM, partem de águas marinhas, turmalinas, cristais de quartzo, ouro, morganite, granada abrasiva, entre outros.
“Aqui temos o mineral lapidado que nos expõe alguma beleza física e também específica em termos de sua composição. Temos também os minerais industriais, como o quartzo rosa, que é exportado para a China, morganite, que é uma das gemas muito procuradas pelo seu valor comercial e a mica, que é um dos minerais usados na indústria eletrônica.
Vilichane disse esperar mobilizar mais investidores para área mineira na província de Nampula a partir da presente exposição das potencialidades da província.