O Museu Nacional de Geologia (MNG) recebeu hoje uma caixa contendo 50 rubis brutos oferecidos pela empresa Montepuez Ruby Mining (MRM) que as extraiu da sua mina localizada no distrito de Montepuez, em Cabo Delgado.
Aquelas pedras preciosas estarão disponíveis para visualização pública e para fins educativos têm um peso total de 11,87 gramas (59,35 quilates).
A Directora Nacional de Geologia, Luísa Maocha, que recebeu o material em representação do ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, reconheceu o apoio da MRM e afirmou que com esta entrega, a MRM expande as exposições de destaque dentro do MNG que não tinha amostras de rubi na sua coleção sobre o potencial geológico e indústria extractiva.
Por seu turno, o Director Corporativo da MRM, Raime Raimundo, afirmou que “ao compartilhar estas amostras de pedras preciosas com o MNG estamos a ajudar os visitantes do museu a conhecê-las. Esperamos que alguns desses visitantes, que incluirão estudantes e crianças, se sintam compelidos a aprender mais sobre as gemas, gerando um interesse para que estudem gemologia ou geologia, e se orgulhem destes rubis moçambicanos.”