Início » ITIE permite gestão transparente dos recursos

ITIE permite gestão transparente dos recursos

Por Idnórcio Muchanga

A adesão de Moçambique à Iniciativa de Transparência para a Indústria Extractiva (ITIE) tem estado a permitir e promover a gestão transparente e sustentável dos recursos naturais existentes no território nacional.
O reconhecimento é do Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, que falava esta manhã em Pemba, Cabo Delgado, por ocasião da realização da Cimeira de Energia e Indústria.
Adriano Maleiane afirmou que o Governo tem submetido, anualmente, a esta instituição um relatório que também é divulgado internamente em diversas plataformas o qual contém informação relativa à cadeia de valor da indústria extractiva, desde a fase de extracção, arrecadação de receitas e o respectivo impacto na vida dos cidadãos.
Com isso, o governante acredita que com esta e outras acções que tem sido implementadas, concorrem para o desenvolvimento desta indústria no país, como testemunha, de entre outros, os empreendimentos de carvão na província de Tete, areias pesadas nas províncias de Nampula, Zambézia e Gaza; Rubis e grafite na província de Cabo de Delgado, gás natural nas províncias de Inhambane e Cabo Delgado.

Você pode também gostar de: