O Governador do Banco de Moçambique (BM), Rogério Zandamela, disse que em Setembro o país alcançou o marco de 99 por cento da população adulta ligada a instituições de moeda electrónica, contra 69 por cento de Dezembro de 2022.
Falando durante a sessão pública do 49.º Conselho Consultivo do BM, Zandamela explicou que tal feito resulta da introdução de novas tecnologias e da modernização das infra-estruturas de pagamento e com a interoperabilidade entre as instituições de moeda electrónica e os bancos comerciais. Referiu que a intercomunicação dessas instituições de sistema financeiro resultou no aumento galopante dos índices de utilização do sistema financeiro e num maior acesso a contas bancárias e móveis.
Em relação ao desempenho macro- económico e financeiro do país, Zandamela disse que o principal desafio é a contínua recuperação da economia e a estabilidade dos preços e do sistema financeiro. Como resultado disso, no segundo trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional expandiu em 4,5 por cento fundamentado pelo desempenho da indústria extractiva e a inflação anual manteve a tendência de desaceleração, fixando- -se em 2,5 por cento em Setembro,após 5 por cento em Dezembro de 2023. “Estamos a falar de uma inflação baixa, muito baixa”, observou. Segundo explicou, o país registou, igualmente, uma melhoria do deficit da conta corrente em 14 por cento, no primeiro semestre deste ano, bem como o aumento das Reservas Internacionais Líquidas (RIL) que continuam em níveis confortáveis, cobrindo mais de 5 meses de importações de bens e serviços.
“O sector bancário permanece sólido, bem capitalizado, bem líquido e com um alto nível de rentabilidade, registando rácios de solvabilidade de quase 26 por cento e de liquidez de 49 por cento, ambos acima dos níveis regulamentares”, referenciou. No que toca à postura da Política Monetária, Zandamela recordou que em Janeiro deste ano o Banco Central iniciou um ciclo de normalização da taxa de referência da Política Monetária, a taxa MIMO, que só nos primeiros 9 meses reduziu em 375 pontos bases para 13,50 por cento. Leia mais…