TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA
IDNÓRCIO.MUCHANGA@SNOTICIAS.CO.MZ
A Consultec, empresa de consultoria ambiental, assegura que não foram identificadas questões fatais, nomeadamente riscos ambientais e sociais inaceitáveis, que possam comprometer a viabilidade do projecto de exploração de hidrocarbonetos denominado Coral Norte, a ser desenvolvimento na bacia do Rovuma.
Esta garantia foi tornada pública por Emanuel Viçoso, coordenador do projecto na Consultec, na sexta-feira, em Maputo, durante a consulta pública do estudo preliminar do impacto ambiental para a implementação deste projecto.
A nova Plataforma Flutuante de Gás Natural Liquefeito (FLNG), denominada Coral Norte, será desenvolvida na Área 4, um bloco de prospecção e produção de hidrocarbonetos localizado no alto-mar da bacia do Rovuma operado pela Mozambique Rovuma Venture (MRV), a mais de 50 quilómetros (km) da costa do distrito de Palma, província de Cabo Delgado, e dista a cerca de 10 km a norte da FLNG – Coral Sul.
O projecto Coral Norte, que terá a capacidade de produção de 3,4 milhões de toneladas por ano, vai extrair gás natural em seis poços submarinos, por um período de 25 anos, para produzir Gás Natural Liquefeito (GNL) a ser exportado para a Europa.
Segundo Emanuel Viçoso, os impactos encontrados podem ser geridos adequadamente e com sucesso através da aplicação de medidas apropriadas para a sua mitigação, tarefa a ser desenvolvida em fases subsequentes. Leia mais…