Um novo projecto que visa melhorar os meios de subsistência de 90 mil pescadores artesanais em cinco províncias costeiras do país foi aprovado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e pelo Governo de Moçambique num financiamento estimado em 63 milhões de dólares.
O montante será concedido por diferentes entidades, sendo que o FIDA deverá canalizar 29,3 milhões de dólares, o Fundo Global para o Ambiente vai entregar 8,9 milhões de dólares, o sector privado nacional deverá contribuir com 5,5 milhões de dólares, o Governo e os beneficiários do projecto também vão desembolsar o equivalente a 5,6 milhões de dólares e um envelope de financiamento de 11,07 milhões de dólares está aberto a novos financiadores interessados em comparticipar.
Denominado Projecto de Desenvolvimento Resiliente da Pesca Artesanal (PROPEIXE), o mesmo deverá ter a duração de sete anos, período no qual se espera que haja um aumento de rendimento, melhoria da nutrição e da segurança alimentar das comunidades beneficiárias, redução dos obstáculos à produção e comercialização sustentáveis do pescado. Leia mais…
265
Artigo anterior