TEXTO DE IDNÓRCIO MUCHANGA E ALFREDO ARMANDO
A décima edição da Feira Internacional de Turismo (FIKANI), realizada em Maputo, onde expositores nacionais e internacionais exibiram potencialidades turísticas e firmaram parcerias de negócios para impulsionar o sector, termina hoje.
O certame contou com a participação de 220 expositores provenientes da África do Sul, Reino de Eswatini, Namíbia, Ruanda, Nigéria, Angola, Quénia, Portugal e Espanha, países que estiveram distribuídos em 145 stands, sendo 70 ocupados pelos prestadores de serviços de hotelaria e turismo, 35 de artesanato e 40 de gastronomia.
Entretanto, a província de Cabo Delgado garante ter firmado parcerias de negócio, tendo em manga seis áreas prioritárias para investimento turístico. Os contactos – conforme referiram – foram establecidos antes da vinda a Maputo. Segundo Iolanda Almeida, directora provincial de Cultura e Turismo em Cabo Delgado, firmaram parcerias para investir em alguns parques na província. E “esperávamos, também, conseguir firmar uma parceria de merchandising da nossa marca “Visite Cabo Delgado”, lançada recentemente pelo governador da província, Valige Tauabo” disse.
Com isto, de acordo com Iolanda, pretendia-se trazer o que a província tem de melhor e, também, dar a conhecer aquela região, de modo a atrair mais investimentos no sector de turismo.
Apesar dos desafios de segurança, Cabo Delgado recebe por ano 45 mil a 60 mil turistas e, no primeiro semestre, escalaram àquela província mais de 120 mil.
Cabo Delgado conta com cerca de 295 estabelecimentos turísticos, dos quais 146 de alojamento, 145 de restauração, duas agências de viagem e uma sala de dança. Há, igualmente, cerca de 3370 camas. Leia mais…