Início » FIDA reforça fundos para segurança alimentar

FIDA reforça fundos para segurança alimentar

Por Idnórcio Muchanga

REDACÇÃO

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Governo de Moçambique assinaram dois acordos de subvenção no valor total de 4,2 milhões de dólares destinados a aumentar a resiliência das comunidades rurais por meio da segurança alimentar, nutrição melhorada e aumento da renda.

Conforme apurámos, “este financiamento será canalizado por meio de dois projectos de desenvolvimento em curso no país que contam com o apoio do FIDA”, disse Sara Mbago-Bhunu, directora regional do FIDA para a África Oriental e Austral.

O sector agrícola em Moçambique emprega 70 por cento da população rural e representa cerca de 27,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) do país, principalmente da produção agrícola, florestas, pecuária e pescas. “No entanto, os pequenos produtores que fornecem 94 por cento dos alimentos consumidos em Moçambique têm muito pouco acesso à mecanização. A produtividade é baixa e os agricultores perdem cerca de 30 por cento das suas colheitas devido a perdas pós- -colheita”, frisou.

Para esta entidade, a situação é agravada pela vulnerabilidade do país às mudanças climáticas e pelo aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos severos. Mais recentemente, o ciclone Freddy destruiu cerca de 66.000 hectares de terras agrícolas, impactando negativamente a segurança alimentar do país. Leia mais…

Você pode também gostar de: